Carregando Eventos

Parque Nacional da Chapada Diamantina com Litoral de Salvador/BA

21 agosto - 29 agosto
  • Este evento já passou.

Localizada no coração da Bahia, o Parque Nacional da Chapada Diamantina é considerado um oásis em pleno sertão nordestino, com temperaturas amenas e reduto para diversas nascentes. Formada por dezenas de municípios, com quase 40 mil km², a região foi desenhada ao longo de bilhões de anos, quando as chuvas, os ventos e o rios esculpiram as rochas, criando vales e montanhas.

Da exploração de minérios às mais diferentes formas de turismo, a Chapada ficou conhecida em todo o mundo pela sua beleza cênica. A cultura garimpeira deixou o seu legado e, junto com tantas outras, deu sentimento, sabor e identidade à Chapada. Com uma rica arquitetura, em grande parte, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o lugar é um reduto para o intercâmbio cultural entre nativos e turistas. Sede do segundo maior parque nacional do Brasil e berço para espécies de plantas e animais exclusivas, o destino recebe milhares de visitantes a cada ano, ávidos por experimentar os diferentes atrativos das localidades que compõem a região, com direito a uma boa dose de adrenalina, afinal, não é à toa que a Chapada Diamantina é referência no turismo do Brasil.

A Praia do Forte é um dos principais destinos do litoral baiano. Localizada a 45 quilômetros de Salvador, tem 10 quilômetros de lindas praias emolduradas por areias douradas e grossas e um amplo jardim natural de coqueiros e mata ciliar. O vilarejo é composto por diversas praias, atrações turísticas e projetos que fazem da região um destino perfeito para quem gosta de banho de mar, passeios históricos e culturais e contato com a natureza. Mantendo vestígios do que um dia foi uma pequena aldeia de pescadores, a Praia do Forte tem esse nome graças à formação do vilarejo que surgiu em torno da fortaleza construída pelo fidalgo português Garcia D’Ávila. Ainda no século XVI, o forte foi erguido para garantir proteção ao lugar e às mercadorias trazidas do mar com destino à capital e que ali ficavam armazenadas.

O Projeto Tamar é responsável por toda a proteção necessária para a desova de tartarugas marinhas, que escolhem a Praia do Papa Gente, para pôr seus ovos. O monitoramento é feito em uma base do projeto, que conta ainda com um dos centros de visitantes mais completos e modernos do país. Lá, o turista visita os tanques com diversos tipos de tartarugas, acompanha a preservação dos ninhos e assiste a um filme sobre os trabalhos de preservação desse animal marinho. Primeira capital do Brasil, Salvador reúne o presente e o passado em perfeita harmonia e, levando-se em conta a topografia da cidade – dividida em Alta e Baixa –, fica fácil mapeá-la e vislumbrar os atrativos escancarados em cada esquina.

É na parte alta que fica o colorido Pelourinho, bairro histórico e tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Em suas ruas e vielas estão centenas de casarões dos séculos XVII e XVIII, que abrigam de museus a terreiros de candomblé, além de templos católicos que atraem estudiosos do mundo todo – é o caso da igreja de São Francisco, considerada a obra barroca mais rica do país.

Para chegar à parte baixa de cidade é preciso entrar, literalmente, em um dos cartões-postais de Salvador: o Elevador Lacerda, que faz a ligação entre os dois pontos. Uma vez à beira da Baía de Todos-os-Santos, é fundamental explorar as praias urbanas e o Mercado Modelo, uma das zonas comerciais mais antigas e tradicionais de Salvador. Constitui-se em importante atração turística, visitada por 80% dos turistas da cidade tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

1º DIA – 21/08/2019, quarta-feira: SÃO PAULO (SP) / SALVADOR (BA)
Apresentação no Aeroporto André Franco Montoro (Cumbica – Guarulhos) com acompanhamento de guia credenciado ao Mtur. Voo GOL G3 1694, horário de partida previsto para 10h00, com destino a Salvador (BA), chegada prevista às 12h20 no Aeroporto Internacional de Salvador Dep. Luís Eduardo Magalhães (incluso). Após almoço (incluso), saída para city tour panorâmico ( Salvador parte baixa) com visita à Basílica do Senhor do Bonfim e Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, também conhecido como a Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. A igreja começou a ser erguida, a partir da Campanha do Tijolo, no mesmo local onde na década de 40 do século XX Irmã Dulce havia construído o Círculo Operário da Bahia e o Cine Roma. Após city tour, check-in no Hotel SESC Piatã. Hospedagem em apartamentos duplos ou triplos. Jantar (incluso).

2º DIA – 22/08/2019, quinta-feira: SALVADOR / LENÇÓIS – CHAPADA DIAMANTINA (BA)
Após café da manhã (incluso), saída para Lençóis – Chapada Diamantina, distante 430 km de Salvador. Almoço no trajeto (não incluso). Após chegada em Lençóis, check-in no Hotel Palace. Jantar (incluso).

3º DIA – 23/08/2019, sexta-feira: LENÇÓIS/ GRUTA DA LAPA DOCE/ RIO PRATINHA/ GRUTA AZUL
Após café da manhã (incluso), saída para os passeios: Gruta da Lapa Doce: Atualmente, apenas 850 metros desse paraíso estão abertos à visitação, mas a beleza ocupa cada pedacinho do lugar. A visita à Gruta da Lapa Doce começa com uma descida íngreme por trilha e escadas. O trajeto não é difícil e pode ser percorrido por qualquer visitante, sem dificuldade de locomoção. Depois de dez minutos de caminhada, os turistas chegam à boca da gruta e passam a andar no interior em busca das maravilhosas formações de espeleotemas, estalactites e estalagmites. Tudo com lanternas individuais para que cada visitante observe as belezas no tempo que desejar.

Rio Pratinha: A Gruta e o rio Pratinha têm água cristalina, em tom turquesa. No rio, normalmente, fica muita gente tomando banho. Tem pedalinho, caiaque e stand up paddle para alugar, e também tirolesa. Na beira do rio há estrutura de bar e restaurante, mesas e cadeiras. Almoço (incluso).

Gruta Azul:
A Gruta Azul fica em outra parte da Fazenda Pratinha, a alguns metros de caminhada da entrada principal. Noite livre. Jantar (não incluso).

4º DIA – 24/08/2019, sábado: LENÇÓIS/ CACHOEIRA DO MOSQUITO/ MORRO DO PAI INÁCIO
Após café da manhã (incluso), saída para os passeios: Cachoeira do Mosquito: Está localizada a uns 40 km de Lençóis, sendo 20 km de asfalto e mais 20km de estrada de terra; chegando na fazenda, mais uma caminhada 1,5km, 30 minutos, em média, até a cachoeira do Mosquito. Almoço (Incluso).

Morro de Pai Inácio: é um dos principais cartões-postais da Chapada Diamantina. São 1.150m de altitude, de onde é possível contemplar um belo pôr do sol. Saindo de Palmeiras, é possível ir de carro até próximo ao topo. De lá segue uma trilha com subida de 560 metros, 25 minutos em média. Noite livre. Jantar (não incluso).

5º DIA – 25/08/2019, domingo: LENÇÓIS / RIBEIRA DO MEIO
Após café da manhã (incluso), saída para passeio Ribeira do Meio, local dentro da cidade de Lençóis, trilha praticamente plana e muito arborizada. Banho gostoso nas piscinas formadas pela água que escorre na pedra, a qual também forma um toboágua natural, virando um parque aquático para crianças e adultos. Almoço (Incluso). Noite livre. Jantar (não incluso).

6º DIA – 26/08/2019, segunda-feira: LENÇÓIS / SALVADOR (BA)
Após café da manhã (incluso), check-out do Hotel Palace e saída com destino a Salvador. Almoço no trajeto (não incluso). Check-in no Hotel SESC Piatã. Jantar (incluso). Noite livre.

7º DIA – 27/08/2019, terça-feira: SALVADOR / PRAIA DE GUARAJUBA E PRAIA DO FORTE(BA)
Após café da manhã (incluso), saída para Praia do Forte, localizada a 80 km de Salvador. Visitaremos a Praia de Guarajuba, com parada para banho de mar, e Praia do Forte, com visita ao Projeto Tamar (ingresso incluso). Almoço (não incluso). Retorno ao hotel após 17h00. Jantar (incluso). Noite livre.

8º DIA – 28/08/2019, quarta-feira: SALVADOR / CITY TOUR CENTRO HISTÓRICO
Após café da manhã (incluso), saída para city tour histórico panorâmico com visitas ao museu do Farol da Barra (ingresso incluso), Dique do Tororó, onde temos a arena Fonte Nova e Orixás, visita Pelourinho, Elevador Lacerda e Mercado Modelo (parada para compras). Almoço (não incluso). Retorno ao hotel após 17h00. Jantar (incluso). Noite livre.

9º DIA – 29/08/2019, quinta-feira: SALVADOR/ SÃO PAULO
Após café da manhã (incluso), check-out do Hotel SESC Piatã, saída para visita à Fundação Casa de Jorge Amado, uma organização não-governamental e sem fins lucrativos, cujo objetivo é preservar, pesquisar e divulgar os acervos bibliográficos e artísticos de Jorge Amado, além de incentivar e apoiar estudos e pesquisas sobre a vida do escritor e sobre a arte e literatura baianas. A Casa de Jorge Amado tem também como missão a criação de um fórum permanente de debates sobre cultura baiana. Almoço (incluso). Apresentação no Aeroporto Internacional de Salvador – Dep. Luís Eduardo Magalhães, voo G3 1695, horário de partida previsto para 16h55, com destino ao aeroporto André Franco Montoro (Cumbica – Guarulhos), chegada prevista às 19h35. Fim dos serviços.

ATENÇÃO: • Leia atentamente as condições gerais do roteiro. • Previna-se contra a febre amarela. Tome a vacina gratuitamente em qualquer posto de saúde, com antecedência mínima de 10 dias da data de saída do roteiro.

* Passagem Aérea (São Paulo/Salvador/São Paulo); * Guia de Turismo credenciado ao Mtur – acompanhamento integral do roteiro; * Traslado em ônibus padrão turismo: para todo os passeios citados no roteiro; * Traslado em Vam padrão turismo: para todo os passeios da Chapada Diamantina citados no roteiro * Hospedagem em apto Standard conforme escolha de compartilhamento: Hotel SESC Piatã/Salvador; Hotel Palace/Lençois – Chapada Diamantina **solicite valores para apto Luxo * Passeios citados no roteiro com ingressos inclusos; * Refeições inclusas citadas no roteiro; * Seguro Viagem.

Cancelamento e Desistência: O valor em percentual a ser restituído, de acordo com a deliberação normativa nº 161, de 09 de agosto de 1985, da EMBRATUR: 90% até 31 dias antes da viagem; 80% de 21 a 30 dias antes da viagem; 0% a menos de 20 dias do início da viagem.

• APARTAMENTO STANDARD – DUPLO R$ 3.730,00 * 08 cheques de R$ 466,25

• APARTAMENTO STANDARD – TRIPLO * R$ 3.630,00 08 cheques de R$ 453,75

DESCONTO PARA COMERCIÁRIO CREDENCIADO SESC: • APARTAMENTO STANDARD – DUPLO R$ 3.380,00 * 08 cheques de R$ 422,50

• APARTAMENTO STANDARD – TRIPLO * R$ 3.300,00 08 cheques de R$ 412,50

Obs: FORMA DE PAGAMENTO VÁLIDA ATÉ DIA 15/03/2019 Pagamentos em abril 7 cheques, maio 6 cheques e assim por diante!

Detalhes
Início: 21 agosto
Final: 29 agosto
Categoria de Evento Programacao