Peru
O Peru é um país que mantém a tradição aos antepassado indígenas, e mesclado aos costumes inseridos pelos conquistadores espanhóis, que chegaram à região em
Home » Fruticultura no Vale do São Francisco com Serra da Capivara/PI
O Brasil é um dos países que produzem mais frutas no mundo mesmo com cenários onde a seca se faz protagonista. O Vale do rio São Francisco deixou de ser um local conhecido pela seca e se transformou em um pólo da fruticultura, colaborando para o país estar entre os primeiros dessa lista.
O carro chefe da atividade no Vale do rio São Francisco é a produção de uva e manga. Com foco em Petrolina e Juazeiro, essa produção ocupa mais de 35 mil hectares em área plantada, exportando cerca de 700 mil toneladas durante o ano. Esse contraste foi possível graças aos projetos de irrigação e às águas abençoadas do rio São Francisco, que colaboraram para que paisagens áridas e secas virassem grandes áreas verdes da riqueza agrícola.
A agricultura irrigada tem contribuído para o desenvolvimento da região do Vale, principalmente para o pequeno agricultor. Ela gera emprego, qualidade de vida e incentiva os agricultores a produzirem de forma mais eficiente sem alterações no solo e com qualidade.
O Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado nos municípios piauienses de Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato, foi criado em 5 de junho de 1979, com área de 100 000 hectares. Localizado no semiárido nordestino, fronteira entre duas formações geológicas, com serras, vales e planície, o Parque abriga fauna e flora específicas da Caatinga.
Pelo seu valor histórico e cultural, o Parque Nacional da Serra da Capivara foi declarado pela Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 1991, Patrimônio Cultural da Humanidade.
O principal atrativo do são as paisagens e os sítios arqueológicos com pinturas rupestres e grafismos gravados sobre os paredões areníticos.
No Parque, encontra-se a maior concentração de sítios arqueológicos com mais de mil sítios cadastrados. Nos abrigos, além das manifestações gráficas, encontram-se vários vestígios da presença do homem pré-histórico, com datações mais antigas conhecidas no continente americano.
A região abriga 173 sítios arqueológicos abertos à visitação. Além dos sítios arqueológicos com pinturas rupestres, resguarda também sítios históricos, onde se pode observar casas de antigos maniçobeiros que habitaram o lugar e que viviam da coleta da maniçoba até meados do século XX. Os sítios históricos concentram-se na região da Serra Branca, onde pode ser visitada a Trilha dos Maniçobeiros.
A paisagem geológica do Parque também merece destaque, com presença de formações areníticas, cânions ruiniformes, e boqueirões, formando lindas vistas panorâmicas. Por sua importância e singularidade geomorfológica, a região está sendo cotada para receber o título de Geoparque.
1° DIA – 25/06/2021, sexta-feira: SÃO PAULO (SP) / PETROLINA (PE) CITY TOUR CENTRO HISTÓRICO
Apresentação no Aeroporto André Franco Montoro (Cumbica – Guarulhos) com acompanhamento de guia credenciado ao Mtur. Voo GOL G3 4912 (incluso), horário de partida previsto para 9h05, com destino a Petrolina (PE), chegada prevista às 11h55, no Aeroporto Senador Nilo Coelho em Petrolina-PE
Após o desembarque, saída para almoço (incluso) e city tour em Petrolina, com destaque ao Museu do Sertão, cujo acervo é constituído por mais de três mil objetos reunidos em coleções nas quais o meio ambiente, a cultura indígena, o artesanato, a moradia rural, os valores da economia, da política, da religião e da sociedade sertaneja como um todo, se apresentam em uma montagem museográfica e museológica bastante definida. Dentre estas, peças pertencentes ao cangaceiro Lampião, Dom Malán, primeiro bispo de Petrolina, coronel Quelê, patriarca da família Coelho, Joãozinho do Pharol, pioneiro da imprensa escrita do interior do Nordeste, entre outros, com exposições permanentes setorizadas conforme as temáticas: sala das carrancas, casa nordestina, Rio São Francisco, cangaço e ícones nordestinos em Petrolina.
Após city tour, check-in no Hotel Petrolina Palace. Jantar (incluso) em restaurante típico de Petrolina.
2° DIA – 26/06/2021, sábado: CITY TOUR EM PETROLINA (PE) E JUAZEIRO (BA)
Após café da manhã (incluso), saída para city tour em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), com visita a uma área de produção de uvas de mesa com passagem panorâmica pela Fruticultura Irrigada do Vale do Rio São Francisco.
Visita ao Centro de Arte e Cultura Ana Das Carrancas “A Dama Negra do Barro”.
Às 12h00, almoço no Restaurante Carranca Gulosa, que fica localizado às margens do Rio São Francisco. Após o almoço, saída para visita ao Monumento aos Pracinhas e Oficina do Artesão Mestre Quincas, que abriga as duas principais associações de artesãos do município. É local de trabalho para vários deles e conta com uma loja em que são expostos os trabalhos criados, além dos que chegam de ateliês externos.
Visita ao Museu Regional do São Francisco. O prédio que abriga a Fundação Museu Regional do São Francisco foi a residência do Cel. Miguel Siqueira, chamada carinhosamente, pelo juazeirense, de palácio. O Museu dispõe de um acervo variado, adquirido através de doações da comunidade. É composto de: estandartes, cartas patentes, decretos, mobiliário, documentos variados, fotografias, pinturas a óleo, acervo náutico do Rio São Francisco, louças, réplicas de carrancas, lâmpadas centenárias de cobre, louças inglesas da antiga Companhia de Navegação do São Francisco, paramentos e utensílios do 1o bispo de Juazeiro, dos primeiros médicos e dentistas. Objetos dos primeiros carnavais, bandeiras e fardamentos da 1a Guarda Nacional da região Visita à Igreja Colonial de Nossa Senhora das Grotas e Fachada da Casa de João Gilberto, o criador da Bossa Nova. Jantar (incluso).
3° DIA – 27/06/2021, domingo: VAPOR DO VINHO com NAVEGAÇÃO NO LAGO DE SOBRADINHO
Após café da manhã (incluso), saída para passeio Enoturístico Vapor do Vinho.
Além de visita à vinícola Miolo, com degustação de vinho, brandy e espumante, realizaremos um belo passeio na Barca Vapor do São Francisco, com navegação no Lago de Sobradinho, incluindo música ao vivo, almoço a bordo (incluso) e banho na ilha da Fantasia. Jantar (incluso).
4o DIA – 28/06/2021, segunda-feira: PETROLINA /SÃO RAIMUNDO NONATO (PI) / MUSEU DO HOMEM AMERICANO.
Após café da manhã (incluso), saída para São Raimundo Nonato (PI). Após almoço (incluso), visita ao
Museu do Homem Americano.
O foco da exposição permanente do museu, cujo acervo tem aproximadamente 90 peças, é a trajetória do ser humano, partindo de 100.000 anos atrás, no início da evolução dos hominídeos, e percorre todo o caminho até a chegada do colonizador europeu na América. O acervo do local conta com diversas peças encontradas ao longo de mais de 40 anos de pesquisas e trabalhos arqueológicos dentro do Parque Nacional da Serra da Capivara.
Após a visita ao museu, seguimos para o município de Coronel José Dias, para visita à Fábrica de Cerâmica Serra da Capivara.
Check-in na Pousada Serra da Capivara. Jantar (incluso).
5° DIA – 29/06/2021, terça-feira: SÍTIO DO MEIO / BAIXÃO DA PEDRA FURADA
Após café da manhã (incluso), saída para passeio ao Sítio do Meio, grande abrigo sob rocha onde,durante as escavações, foram encontradas uma machadinha de pedra polida, que data de 9.200 anos, e uma cerâmica, que data 8.960 anos. Em seguida, percorreremos uma trilha passando por sítios arqueológicos e vistas panorâmicas, observando a vegetação local, que sofreu adaptações para sobreviverem na caatinga, como por exemplo, as várias espécies de cactos que ali são encontrados.
Parada na Comunidade Sítio do Moco para o almoço (incluso).
Após o almoço, visita ao Baixão da Pedra Furada, local mais visitado do Parque Nacional da Serra da Capivara, onde se encontram alguns sítios arqueológicos e a famosa Pedra Furada (Monumento Geológico e cartão Postal do Parque). Ao final da tarde, deslocamento ao Centro de Visitantes para aguardar a chegada da noite e realizar a visita noturna ao Sítio Toca do Boqueirão da Pedra Furada, um paredão com mais de mil pinturas e onde foi encontrado, até hoje, o vestígio mais antigo da
presença do homem no Continente Americano (50.000 anos). Jantar (incluso).
6° DIA – 30/06/2021, quarta-feira: SERRA BRANCA / BAIXÃO DAS ANDORINHAS
Após café da manhã (incluso), saída para passeio na Serra Branca, onde iniciaremos a trilha conhecendo o olho d’água da Serra Branca (única fonte de água para as pessoas que ocupavam aquela região antes da criação do Parque). Em seguida, visitaremos sítios históricos e locais nos quais os maniçobeiros (povos que extraíam um látex de uma planta chamada maniçoba, a qual era a importante fonte de renda naquela época) viveram antes do Parque.
Parada para o almoço (incluso) na comunidade Zabelê. No final da tarde, visitaremos o Baixão das Andorinhas, local em que o visitante será contemplado com uma bela vista de um cânion e poderá ver a revoada das andorinhas, um espetáculo da natureza. Jantar (incluso).
7° DIA – 01/07/2021, quinta-feira: DESFILADEIRO DA CAPIVARA / MUSEU DA NATUREZA
Após café da manhã (incluso), saída para passeio ao Circuito do Desfiladeiro da Capivara, primeiro local visitado pela Dra. Niède Guidon ao chegar à região. Nesse circuito, visitaremos vários sítios arqueológicos, onde poderão ser observadas pinturas rupestres. Iniciando pela Toca da Entrada do Pajaú, pequeno abrigo com dezenas de pinturas que retratam o cotidiano dos povos que viveram nessa região, pinturas que datam de 12.000 anos. Passando pela Toca do Inferno, onde o visitante não encontrará pinturas, mas será recompensado pela beleza natural do local. Logo após, visitaremos a Toca do Barro, abrigo formado em um paredão de conglomerados de seixos, onde observaremos algumas pinturas. Em seguida, percorreremos uma trilha de aproximadamente 2 km, com desnível que chega a 50 metros, passando pela Toca da Entrada do Baixão da Vaca, abrigo com 100 metros de comprimento onde se encontram 749 pinturas rupestres, a maioria delas bem visíveis, seguindo até a Toca dos Veadinhos Azuis. Visitaremos também a Toca do Paraguaio, primeiro sítio a ser catalogado pelos pesquisadores, em que, após uma escavação, foram encontrados dois esqueletos com datação de 7.000 e outro de 8.670 anos. Almoço (incluso)
Após o almoço, saída para visita ao Museu da Natureza. O Museu começa chamando a atenção pela arquitetura inovadora do prédio que o abriga – um edifício circular plantado no meio da caatinga, construído em estrutura metálica.
Dentro do museu, há 12 salas dispostas em espiral, nas quais o visitante pode conhecer todo o processo histórico da natureza da região, do surgimento do universo, passando pela era do gelo, bem como conhecer os fósseis de animais gigantes e a vegetação local. Jantar (incluso).
8° DIA – 02/07/2021, sexta-feira: CORONEL JOSÉ DIAS / PETROLINA / SÃO PAULO
Após café da manhã (incluso), check-out da Pousada Serra da Capivara, com apresentação no Aeroporto Senador Nilo Coelho em Petrolina-PE, voo G3 4913, horário de partida previsto para 12h25, com destino ao aeroporto André Franco Montoro (Cumbica – Guarulhos), chegada prevista às 15h10.
Fim dos serviços.
ATENÇÃO
APARTAMENTO STANDARD – DUPLO
R$ 4.100,00
08 cheques de R$ 512,50
06 parcelas no cartão de crédito R$ 683,33
APARTAMENTO STANDARD – TRIPLO
R$ 3.930,00
08 cheques de R$ 491,25
06 parcelas no cartão de crédito R$ 655,00
O Brasil é um dos países que produzem mais frutas no mundo mesmo com cenários onde a seca se faz protagonista. O Vale do rio São Francisco deixou de ser um local conhecido pela seca e se transformou em um pólo da fruticultura, colaborando para o país estar entre os primeiros dessa lista.
O carro chefe da atividade no Vale do rio São Francisco é a produção de uva e manga. Com foco em Petrolina e Juazeiro, essa produção ocupa mais de 35 mil hectares em área plantada, exportando cerca de 700 mil toneladas durante o ano. Esse contraste foi possível graças aos projetos de irrigação e às águas abençoadas do rio São Francisco, que colaboraram para que paisagens áridas e secas virassem grandes áreas verdes da riqueza agrícola.
A agricultura irrigada tem contribuído para o desenvolvimento da região do Vale, principalmente para o pequeno agricultor. Ela gera emprego, qualidade de vida e incentiva os agricultores a produzirem de forma mais eficiente sem alterações no solo e com qualidade.
O Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado nos municípios piauienses de Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato, foi criado em 5 de junho de 1979, com área de 100 000 hectares. Localizado no semiárido nordestino, fronteira entre duas formações geológicas, com serras, vales e planície, o Parque abriga fauna e flora específicas da Caatinga.
Pelo seu valor histórico e cultural, o Parque Nacional da Serra da Capivara foi declarado pela Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 1991, Patrimônio Cultural da Humanidade.
O principal atrativo do são as paisagens e os sítios arqueológicos com pinturas rupestres e grafismos gravados sobre os paredões areníticos.
No Parque, encontra-se a maior concentração de sítios arqueológicos com mais de mil sítios cadastrados. Nos abrigos, além das manifestações gráficas, encontram-se vários vestígios da presença do homem pré-histórico, com datações mais antigas conhecidas no continente americano.
A região abriga 173 sítios arqueológicos abertos à visitação. Além dos sítios arqueológicos com pinturas rupestres, resguarda também sítios históricos, onde se pode observar casas de antigos maniçobeiros que habitaram o lugar e que viviam da coleta da maniçoba até meados do século XX. Os sítios históricos concentram-se na região da Serra Branca, onde pode ser visitada a Trilha dos Maniçobeiros.
A paisagem geológica do Parque também merece destaque, com presença de formações areníticas, cânions ruiniformes, e boqueirões, formando lindas vistas panorâmicas. Por sua importância e singularidade geomorfológica, a região está sendo cotada para receber o título de Geoparque.
1° DIA – 25/06/2021, sexta-feira: SÃO PAULO (SP) / PETROLINA (PE) CITY TOUR CENTRO HISTÓRICO
Apresentação no Aeroporto André Franco Montoro (Cumbica – Guarulhos) com acompanhamento de guia credenciado ao Mtur. Voo GOL G3 4912 (incluso), horário de partida previsto para 9h05, com destino a Petrolina (PE), chegada prevista às 11h55, no Aeroporto Senador Nilo Coelho em Petrolina-PE
Após o desembarque, saída para almoço (incluso) e city tour em Petrolina, com destaque ao Museu do Sertão, cujo acervo é constituído por mais de três mil objetos reunidos em coleções nas quais o meio ambiente, a cultura indígena, o artesanato, a moradia rural, os valores da economia, da política, da religião e da sociedade sertaneja como um todo, se apresentam em uma montagem museográfica e museológica bastante definida. Dentre estas, peças pertencentes ao cangaceiro Lampião, Dom Malán, primeiro bispo de Petrolina, coronel Quelê, patriarca da família Coelho, Joãozinho do Pharol, pioneiro da imprensa escrita do interior do Nordeste, entre outros, com exposições permanentes setorizadas conforme as temáticas: sala das carrancas, casa nordestina, Rio São Francisco, cangaço e ícones nordestinos em Petrolina.
Após city tour, check-in no Hotel Petrolina Palace. Jantar (incluso) em restaurante típico de Petrolina.
2° DIA – 26/06/2021, sábado: CITY TOUR EM PETROLINA (PE) E JUAZEIRO (BA)
Após café da manhã (incluso), saída para city tour em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), com visita a uma área de produção de uvas de mesa com passagem panorâmica pela Fruticultura Irrigada do Vale do Rio São Francisco.
Visita ao Centro de Arte e Cultura Ana Das Carrancas “A Dama Negra do Barro”.
Às 12h00, almoço no Restaurante Carranca Gulosa, que fica localizado às margens do Rio São Francisco. Após o almoço, saída para visita ao Monumento aos Pracinhas e Oficina do Artesão Mestre Quincas, que abriga as duas principais associações de artesãos do município. É local de trabalho para vários deles e conta com uma loja em que são expostos os trabalhos criados, além dos que chegam de ateliês externos.
Visita ao Museu Regional do São Francisco. O prédio que abriga a Fundação Museu Regional do São Francisco foi a residência do Cel. Miguel Siqueira, chamada carinhosamente, pelo juazeirense, de palácio. O Museu dispõe de um acervo variado, adquirido através de doações da comunidade. É composto de: estandartes, cartas patentes, decretos, mobiliário, documentos variados, fotografias, pinturas a óleo, acervo náutico do Rio São Francisco, louças, réplicas de carrancas, lâmpadas centenárias de cobre, louças inglesas da antiga Companhia de Navegação do São Francisco, paramentos e utensílios do 1o bispo de Juazeiro, dos primeiros médicos e dentistas. Objetos dos primeiros carnavais, bandeiras e fardamentos da 1a Guarda Nacional da região Visita à Igreja Colonial de Nossa Senhora das Grotas e Fachada da Casa de João Gilberto, o criador da Bossa Nova. Jantar (incluso).
3° DIA – 27/06/2021, domingo: VAPOR DO VINHO com NAVEGAÇÃO NO LAGO DE SOBRADINHO
Após café da manhã (incluso), saída para passeio Enoturístico Vapor do Vinho.
Além de visita à vinícola Miolo, com degustação de vinho, brandy e espumante, realizaremos um belo passeio na Barca Vapor do São Francisco, com navegação no Lago de Sobradinho, incluindo música ao vivo, almoço a bordo (incluso) e banho na ilha da Fantasia. Jantar (incluso).
4o DIA – 28/06/2021, segunda-feira: PETROLINA /SÃO RAIMUNDO NONATO (PI) / MUSEU DO HOMEM AMERICANO.
Após café da manhã (incluso), saída para São Raimundo Nonato (PI). Após almoço (incluso), visita ao
Museu do Homem Americano.
O foco da exposição permanente do museu, cujo acervo tem aproximadamente 90 peças, é a trajetória do ser humano, partindo de 100.000 anos atrás, no início da evolução dos hominídeos, e percorre todo o caminho até a chegada do colonizador europeu na América. O acervo do local conta com diversas peças encontradas ao longo de mais de 40 anos de pesquisas e trabalhos arqueológicos dentro do Parque Nacional da Serra da Capivara.
Após a visita ao museu, seguimos para o município de Coronel José Dias, para visita à Fábrica de Cerâmica Serra da Capivara.
Check-in na Pousada Serra da Capivara. Jantar (incluso).
5° DIA – 29/06/2021, terça-feira: SÍTIO DO MEIO / BAIXÃO DA PEDRA FURADA
Após café da manhã (incluso), saída para passeio ao Sítio do Meio, grande abrigo sob rocha onde,durante as escavações, foram encontradas uma machadinha de pedra polida, que data de 9.200 anos, e uma cerâmica, que data 8.960 anos. Em seguida, percorreremos uma trilha passando por sítios arqueológicos e vistas panorâmicas, observando a vegetação local, que sofreu adaptações para sobreviverem na caatinga, como por exemplo, as várias espécies de cactos que ali são encontrados.
Parada na Comunidade Sítio do Moco para o almoço (incluso).
Após o almoço, visita ao Baixão da Pedra Furada, local mais visitado do Parque Nacional da Serra da Capivara, onde se encontram alguns sítios arqueológicos e a famosa Pedra Furada (Monumento Geológico e cartão Postal do Parque). Ao final da tarde, deslocamento ao Centro de Visitantes para aguardar a chegada da noite e realizar a visita noturna ao Sítio Toca do Boqueirão da Pedra Furada, um paredão com mais de mil pinturas e onde foi encontrado, até hoje, o vestígio mais antigo da
presença do homem no Continente Americano (50.000 anos). Jantar (incluso).
6° DIA – 30/06/2021, quarta-feira: SERRA BRANCA / BAIXÃO DAS ANDORINHAS
Após café da manhã (incluso), saída para passeio na Serra Branca, onde iniciaremos a trilha conhecendo o olho d’água da Serra Branca (única fonte de água para as pessoas que ocupavam aquela região antes da criação do Parque). Em seguida, visitaremos sítios históricos e locais nos quais os maniçobeiros (povos que extraíam um látex de uma planta chamada maniçoba, a qual era a importante fonte de renda naquela época) viveram antes do Parque.
Parada para o almoço (incluso) na comunidade Zabelê. No final da tarde, visitaremos o Baixão das Andorinhas, local em que o visitante será contemplado com uma bela vista de um cânion e poderá ver a revoada das andorinhas, um espetáculo da natureza. Jantar (incluso).
7° DIA – 01/07/2021, quinta-feira: DESFILADEIRO DA CAPIVARA / MUSEU DA NATUREZA
Após café da manhã (incluso), saída para passeio ao Circuito do Desfiladeiro da Capivara, primeiro local visitado pela Dra. Niède Guidon ao chegar à região. Nesse circuito, visitaremos vários sítios arqueológicos, onde poderão ser observadas pinturas rupestres. Iniciando pela Toca da Entrada do Pajaú, pequeno abrigo com dezenas de pinturas que retratam o cotidiano dos povos que viveram nessa região, pinturas que datam de 12.000 anos. Passando pela Toca do Inferno, onde o visitante não encontrará pinturas, mas será recompensado pela beleza natural do local. Logo após, visitaremos a Toca do Barro, abrigo formado em um paredão de conglomerados de seixos, onde observaremos algumas pinturas. Em seguida, percorreremos uma trilha de aproximadamente 2 km, com desnível que chega a 50 metros, passando pela Toca da Entrada do Baixão da Vaca, abrigo com 100 metros de comprimento onde se encontram 749 pinturas rupestres, a maioria delas bem visíveis, seguindo até a Toca dos Veadinhos Azuis. Visitaremos também a Toca do Paraguaio, primeiro sítio a ser catalogado pelos pesquisadores, em que, após uma escavação, foram encontrados dois esqueletos com datação de 7.000 e outro de 8.670 anos. Almoço (incluso)
Após o almoço, saída para visita ao Museu da Natureza. O Museu começa chamando a atenção pela arquitetura inovadora do prédio que o abriga – um edifício circular plantado no meio da caatinga, construído em estrutura metálica.
Dentro do museu, há 12 salas dispostas em espiral, nas quais o visitante pode conhecer todo o processo histórico da natureza da região, do surgimento do universo, passando pela era do gelo, bem como conhecer os fósseis de animais gigantes e a vegetação local. Jantar (incluso).
8° DIA – 02/07/2021, sexta-feira: CORONEL JOSÉ DIAS / PETROLINA / SÃO PAULO
Após café da manhã (incluso), check-out da Pousada Serra da Capivara, com apresentação no Aeroporto Senador Nilo Coelho em Petrolina-PE, voo G3 4913, horário de partida previsto para 12h25, com destino ao aeroporto André Franco Montoro (Cumbica – Guarulhos), chegada prevista às 15h10.
Fim dos serviços.
ATENÇÃO
APARTAMENTO STANDARD – DUPLO
R$ 4.100,00
08 cheques de R$ 512,50
06 parcelas no cartão de crédito R$ 683,33
APARTAMENTO STANDARD – TRIPLO
R$ 3.930,00
08 cheques de R$ 491,25
06 parcelas no cartão de crédito R$ 655,00
O Peru é um país que mantém a tradição aos antepassado indígenas, e mesclado aos costumes inseridos pelos conquistadores espanhóis, que chegaram à região em
As paisagens que encontramos na Patagônia explicam facilmente por que esta região do planeta é tão irresistível: sua beleza cênica em escala imponente parece criada
A brisa do mar e o pôr do sol que transformam as cores das fachadas das casas com mais de 400 anos, fascinam as pessoas
Santiago, ou Santiago de Chile, tem mais de 6,5 milhões de habitantes em sua região metropolitana. A cidade é grande, limpa, arborizada, tem um sistema
Conhecida como um Búzios do nordeste, por sua atmosfera descolada, que atrai visitantes de todo o planeta, a Praia da Pipa pertence ao município de
A Floresta Amazônica é um autêntico paraíso selvagem, que nos revela hoje como foi a vida nos primórdios de nosso planeta. A selva densa, fechada,
A paixão de viajar e proporcionar ao turista a melhor viagem de sua vida levou 4 guias e profissionais de turismo a criarem a Operadora Terras e Rumos Turismo e Oficinas Culturais, na qual as atividades propostas são resultados da formação e das experiências vividas por cada um deles.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.
If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.